Posicionamento da edificação com relação ao sol

Postado em: 28 de fevereiro de 2016

Posicionamento da edificação com relação ao sol

 

Quando uma pessoa vai construir, ela tem que ter em mente que o profissional melhor capacitado para o seu projeto é o arquiteto, afinal ao longo dos anos de estudos, o arquiteto se forma com um importante conhecimento, o de definir o melhor esquema de posicionamento para uma construção em um terreno em relação ao sol.

Quando uma pessoa leiga pensa em projetar, ela subestima a influência do sol no seu projeto o que futuramente pode trazer problemas ao projeto depois de pronto. Este é um aspecto simples e indispensável de se verificar.

imagem1

Onde está o norte? Onde o sol nasce? Qual é o melhor sol?

De maneira geral, para quem vive no hemisfério sul, a face norte é a que recebe a maior parte da insolação diária, a face leste recebe o sol da manhã, a oeste recebe o sol da tarde e a face sul é a que pega menos sol.

O projeto arquitetônico tem que se adaptar, dentro do possível, para tirar vantagem das posições mais privilegiadas em relação ao sol. Portanto o sol vai ajudar a definir a disposição dos ambientes da casa, das aberturas, dos elementos de proteção solar (brises, marquises, toldos…) e talvez também da posição das placas solares.

Para aproveitar o sol da manhã, é bom que os quartos estejam posicionados na face leste. Já para a orientação oeste devem ser direcionados os cômodos de pequena e média permanência, tais como as áreas de serviço, depósitos e garagem. A orientação sul é a mais problemática, pois no inverno não recebe sol e no verão recebe apenas nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde.

imagem2

As imagens abaixo nos ajudam a ver qual é o caminho que o sol faz ao longo do dia e também as diferenças entre o inverno e o verão.

imagem3

Além da posição do terreno em relação ao sol, o arquiteto tem que analisar a posição de árvores, prédios e outras edificações que podem contribuir com o sombreamento do terreno.

Além de o sol fazer bem para a saúde, faz bem para o bolso também, pois fazendo um bom projeto, é possível economizar com o consumo de aquecedores e de ar condicionados.